sábado, 24 de janeiro de 2009

A "marolinha" virou tsunami para os trabalhadores!



Quando a noticia que a economia mundial estava em crise foi propagada nos quatro cantos do mundo o presidente da República federativa do Brasil sr. Luiz Inácio Lula da Silva , deu uma declaração afirmando que que se tratava apenas de uma “marolinha” , uma crise do setor imobiliário americano e que não iria causar grandes estragos na economia brasileira.

Infelizmente mister Lula estava errado na sua analise - ou melhor o presidente tinha noção do que estava por vir , mas como o Brasil é o paraíso da especulação financeira e tem sua “estabilidade” econômica dependente do humor dos especuladores , tinha que dizer alguma coisa para tranqüiliza-los.

dono da maior taxa de juros do mundo - que se mantém nos atuais níveis devido o grande poder das oligarquias financeira que atualmente controla 80% dos títulos da divida publica e arrecadam cerca de 100 bilhões de reais de juros anualmente – e campeão na falta de controle de capitais, o brasil começa a perceber que a crise não é somente uma “marolinha” e sim um grande tsunami, que estar causando falências e bastante desemprego. apenas no mês de dezembro foram demitidos segundo o ministério do trabalho 1milão e meio de trabalhadores e 654.946mil postos de trabalho foram fechados , numero recorde desde 1993 .Esses números superam os dos EUA que no mesmo periodo foram fechados 524mil postos de trabalho.

diante da atual conjuntura o banco central brasileiro diminuiu em 1 ponto percentual a taxa básica de juros (Selic-sistema especial de liquidação e custódia) que atualmente paira em 12,75% ao ano na “esperança” de reaquecer a economia e recuperar as antigas taxas de lucro.

“todos nos sabemos” que atual crise não é uma crise meramente financeira e que não vai ser resolvida apenas com algumas alterações nas variáveis macroeconômicas, como diz o professor e economista José Martins:”Para eles a crise econômica capitalista é um problema apenas econômico , um problema técnico e passageiro que sempre pode ser consertado com controle das variáveis macroeconômicas e novas modalidades de regulação estatal ou privada”.


para ficar por dentro da cise veja os sites :

pstu.org.br '

citicasemanal.org


Um comentário:

  1. O Lula vive soltando pérolas. Essa da "marolinha" foi mais uma.

    O João Paulo fez vários comentários no blog dele sobre isso.

    No mais, você trás boas informações na postagem, só precisa ser mais atencioso na ortografia (estava por viR; merAMente). :)

    ResponderExcluir