segunda-feira, 9 de março de 2009

Banco Mundial diz que economia global vai encolher em 2009






Trabalhadores da construção
Num relatório divulgado domingo, o Banco Mundial previu que pela primeira vez desde a II Guerra Mundial a economia global e o comércio mundial vão contrair-se este ano. Até agora, mesmo as previsões mais pessimistas apontavam para um pequeno crescimento, baseado numa previsão de expansão, apesar de pequena, das economias fora dos EUA e Europa.

As nações da América Latina, da África e da Ásia oriental, adverte o relatório, segundo o New York Times, estão a ver o seu crescimento sufocado e o acesso ao crédito dificultado pela crise. Queda nas exportações, queda dos preços das principais matérias primas, declínio do investimento externo são factores apontados pelo Banco Mundial para sustentar as suas previsões pessimistas para as economias dos países em desenvolvimento.

Em Janeiro, o Fundo Monetário Internacional estimara um crescimento de 0.5% da economia mundial em 2009.

Robert B. Zoellick, presidente do Banco Mundial, pediu aos países mais desenvolvidos que criem um "fundo de vulnerabilidade" e que reservem uma parte dos fundos investidos em planos de estímulo às suas economias para ajudar outros países.

O relatório refere que 94 dos 116 países em vias de desenvolvimento estão a registar um abrandamento económico, com a pobreza a aumentar em 43 países.

Os países em desenvolvimento enfrentam uma falta de liquidez superior a 552 mil milhões de euros para pagar as importações e cumprir o pagamento das dívidas este ano, diz o Banco Mundial.



http://www.esquerda.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário