segunda-feira, 28 de junho de 2010

Quebrangulo devastada





Na sexta-feira do dia 19 de junho de 2010, os moradores da pacata cidade de Quebrangulo recebem o aviso de que devem abandonar suas casas o mais rápido possível e procurar abrigo em lugar seguro. Isso porque a cidade é cortada pelo rio Paraíba do Meio que nasce em Bom Conselho – PE. As fortes chuvas, a exemplo do ocorrido em várias cidades do Brasil nos últimos anos, fizeram o rio transbordar devastando todo o Centro da cidade, restando cerca de 20% da cidade, segundo os bombeiros.

A cidade de Quebrangulo, no estado de Alagoas, com população de cerca de 12.000 (doze mil) pessoas das quais os pequenos agricultores e comerciantes são maioria. A terra natal de Graciliano Ramos (autor de vidas secas e exímio político) “passa pela maior enchente já vista” por seus moradores, conta um residente de 102 anos, resgatado em casa.

A água do rio chegou a derrubar duas das três pontes da cidade, dentre elas uma que ainda nem havia sido inaugurada e serviria para a passagem do trem, a que sobrou encontrava com sua base comprometida, sendo esta o único meio após o desastre de ligar os dois lados da cidade. A exemplo do que se vem ocorrendo no Brasil, a população mais carente vem sofrendo com o descaso e abandono de seus Governantes após desastres naturais. Mais de 12000 pessoas se encontram desabrigadas, 135 desaparecidos e 29 mortos em todo o estado, e o que vemos são seus políticos se aproveitando do desastre para fazer disso seu palanque eleitoral para as eleições que estão por vir.


Emanuel Lucas de Barros
Acadêmico do curso Ciências Econômicas da UFAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário